Estilo de Vida

6 Benefícios da Caminhada na Praia Pela Manhã para a Saúde e Bem-estar

Publicado por
Thiago Abreu

Caminhar é uma das atividades mais simples e prazerosas que podemos fazer para cuidar da nossa saúde física e mental. E se essa caminhada for feita na praia, logo pela manhã, a experiência pode ser ainda mais revigorante e benéfica.

Além de desfrutar da beleza natural da praia, caminhar na areia fofa e com os pés na água pode trazer diversos benefícios para o nosso corpo e mente. Neste artigo, vamos explorar seis desses benefícios para te motivar a incluir essa prática na sua rotina de cuidados pessoais.

1. Permite a síntese de vitamina D

Aproximadamente 90% de nossas necessidades humanas são supridas pelas propriedades benéficas contidas na vitamina D, que chega até nós a partir dos raios ultravioletas. O resto, obtemos a partir de alimentos como ovos, leite, alguns peixes, manteiga e óleo de fígado de bacalhau.

Para que a quantidade de energia D obtida seja consideravelmente suficiente, caminhe por cerca de 20 minutos antes das dez horas da manhã, momento em que os raios solares não podem, consideravelmente, causar-nos nenhum prejuízo.

2. O iodo combate fungos e faz bem às unhas

Presente na água marinha, o iodo é um poderoso agente anti-fúngico, que combate diversas doenças como por exemplo, as micoses. Também é benéfico para o tratamento de unhas, fortalecendo-as.

O iodo também está relacionado com o bom funcionamento da glândula tireoide, que possui diversas funções para o bom funcionamento de nosso metabolismo.

Para aproveitarmos destes benefícios, banhos marinhos três vezes por semana com dez minutos de duração já são suficientes.

3. A areia da praia tonifica músculos

Caminhar ao longo da praia na arte arenosa, exige um esforço maior e diferenciado por parte dos músculos ao longo das pernas, tornando-as mais saudáveis.

Porém, para evitar futuros problemas em sua coluna, escolha o tênis ideal para seu tipo de pisada.

4. Esfolia a pele dos pés

Além dos benefícios apresentados acima, caminhar pela areia da praia também faz com que a mesma esfolie seus pés, renovando de forma natural nossas células.

Em contrapartida, a água do mar ajuda limpando as unhas e amolecendo os calos e rachaduras existentes nos pés, abrindo caminho para uma limpeza profunda.

5. Limpa os pulmões

O ar que sentimos quando estamos na praia é rico em iodo que vem do oceano, e é extremamente benéfico para auxiliar na limpeza das vias aéreas, proporcionando aos nossos pulmões o abastecimento necessário de oxigênio.

A junção do ar pura e dos raios solares, fazem com que quando estamos na praia, possamos sentir nosso corpo com as energias carregadas, fortalecendo nossos sistemas imunológicos, nervoso e respiratório, ajudando-os para que consigam combater qualquer tipo de moléstias.

6. Combate a ansiedade, a depressão e melhora o humor

É fato que quando estamos na praia ficamos mais felizes, e isso se expressa também em quem possui doenças como ansiedade e depressão.

O sol e o mar estimulam a produção dos nossos chamados “hormônios do bem-estar”, exemplo d endorfina, inibindo a produção de outro hormônio, o cortisol, responsável pelo nosso estresse.

A prática de caminhar na praia pela manhã pode trazer muitos benefícios para o corpo e a mente. Além de melhorar a saúde física, caminhar na praia pode ser uma oportunidade para conectar-se com a natureza, relaxar a mente e reduzir o estresse.

É importante lembrar que esses benefícios são maximizados quando a caminhada é feita de forma regular, com uma alimentação equilibrada e uma boa rotina de sono. Portanto, se você tem a oportunidade de caminhar na praia pela manhã, aproveite-a como uma forma de cuidar de si mesmo e de sua saúde integral.

Deixe sua opinião sobre este artigo!

Compartilhe este conteúdo

Veja mais por aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu